O Rio Grande do Sul voltará a presidir em abril o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), do qual também fazem parte Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esse foi um dos assuntos tratados pelos secretários dos quatro estados em reunião no começo desta semana, na sede do Codesul RS, em Porto Alegre. Atualmente a presidência do conselho está com Santa Catarina.
Outro ponto abordado no encontro são as prioridades de atuação para 2023. De acordo com Micheli Petry, que deverá ser a próxima secretária-executiva do Codesul, foram definidos quatro eixos temáticos prioritários: meio ambiente, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento regional. Essas áreas também deverão receber destaque no planejamento estratégico do Codesul/BRDE, que está começando a ser elaborado em parceria com a Unisinos, outro assunto que foi debatido na reunião.
Participaram da reunião os seguintes secretários: Gustavo Salvador Pereira (secretário-executivo do Codesul e representante de Santa Catarina), Amauri Cantú (Santa Catarina), Wilson Quinteiro (Paraná), Micheli Petry (Rio Grande do Sul) e Magda Correa (Mato Grosso do Sul).