Os secretários dos quatro estados do Codesul realizaram reunião na tarde desta terça-feira (31). O principal item da pauta foi o enfrentamento das emergências climáticas por parte dos estados e o início das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do Clima, criado pelos governadores no início doe outubro.
A secretária-executiva Micheli Petry anunciou que ainda no mês de novembro será realizado um encontro presencial no estado de Santa Catarina para tratar sobre a integração das ações dos quatro estados. O encontro é um desdobramento da primeira reunião do GT do Clima, que esteve reunido virtualmente na segunda-feira (30) com a participação de representantes da Defesa Civil e secretarias de Meio Ambiente dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
“Os governadores querem algo inovador e avançar na detecção de possíveis catástrofes. Todos os estudos indicam que os fenômenos meteorológicos serão cada vez mais frequentes e precisamos estar preparados e amparados com tecnologias de ponta”, defendeu a secretária-executiva Micheli Petry.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Outro ponto abordado na reunião é o andamento dos trabalhos de organização do planejamento estratégico. A Unisinos informou que mais uma etapa do trabalho está concluída, sendo que a apresentação dos trabalhos deverá ocorrer em um seminário no mês de novembro, com a participação do BRDE, secretarias de Planejamento dos estados e equipes do Codesul.
COMISSÕES PERMANENTES – Os secretários ainda solicitaram a reativação das atividades das comissões permanentes de Turismo e de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. O objetivo é marcar uma reunião dessas comissões em breve, a exemplo de outras comissões permanentes que vem se reunindo regularmente.