Os secretários dos quatro estados do Codesul se reuniram na tarde desta terça-feira (04) de modo remoto. Participaram do encontro a secretaria-executiva do Codesul, Micheli Petry (Rio Grande do Sul), Vânia Oliveira (Santa Catarina), Orlando Pessuti (Paraná) e Magda Correa (Mato Grosso do Sul) e suas respectivas equipes.
Entro os assuntos tratados na reunião está a transferência da presidência do Codesul, hoje a cargo do governador do RS Eduardo Leite e que será transferida para o governador Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul.
A secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, fez uma breve explanação sobre o momento que o Rio Grande do Sul atravessa e agradeceu a mobilização de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que enviaram além de donativos, equipes preparadas para resgates, junto com helicópteros, barcos, caminhões, entre outros, o que ajudou a salvar vidas. Em nome do governador Eduardo Leite, ela agradeceu o apoio e a solidariedade que continuam chegando ao RS. Pelas estimativas, disse ela, a reconstrução do Rio Grande do Sul poderá levar até 10 anos, o que dá uma dimensão da gravidade da tragédia que se abateu sobre o estado.
Outro ponto abordado na reunião é a criação de um centro de operações climáticas, mais necessário que nunca, diante das tragédias que ocorreram no RS, e a apresentação das etapas 5 e 6 do plano Visão Regional 2040, que entra na reta final de elaboração e cuja apresentação deverá ocorrer na segunda quinzena de junho.