Secretária do Codesul apresenta projetos do conselho na COP-29

A secretária do Codesul do Rio Grande do Sul, Micheli Petry, representou os quatro estados do Codesul na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-29), que este ano acontece no Azerbaijão. Em muitas destas agendas ela esteve acompanhada da secretária de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann,

Um dos projetos mais importantes que ela apresentou no evento é o que cria um centro de Sistemas Integrados para Adaptações Climáticas, que tem por objetivo uniformizar as informações e dados meteorológicos dos quatro estados e organizar ações integradas em momentos de crise permitindo uma resposta rápida e eficiente das forças estaduais em situações de crise, como enchentes, queimadas ou secas.

“Além do alinhamento dos sistemas hidrometeorológicos nós buscamos uma governança integrada, assegurando que o sistema esteja constantemente atualizado e funcionando de maneira eficiente e gerando gatilhos para ações integradas entre os estados”, disse Micheli Petry.

CONSELHO DA FEDERAÇÃO – Outro reunião importante foi com o Conselho da Federação, onde Micheli Petry é uma das coordenadoras da Câmara Técnica do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima. O ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou da reunião virtual, onde o foco foi o federalismo climático.

INSTITUTO ALANA – No Instituto Alana, Micheli Petry participou de reunião para o desenvolvimento de ações conjuntas para soluções baseadas na natureza na área da educação climática para desastres em prol da criança como protagonista.

CODEX – Na Consultoria Codex, ela participou de reunião onde foi apresentado o plano de Agricultura de Baixo Carbono