Riedel devolve bandeira do RS retirada de enchente durante posse no Codesul

 


Símbolo do apoio que Mato Grosso do Sul deu ao Rio Grande do Sul no resgate às vítimas das enchentes que devastaram a região sul, entre abril e maio deste ano, bandeira do estado, retirada da água por bombeiros de Mato Grosso do Sul na cidade de São Leopoldo (RS) foi devolvido ao povo gaúcho, nesta quinta-feira (1º).

Posse no Codesul

A entrega foi feita por Eduardo Riedel (PSDB) ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), durante ato que marcou a posse de Riedel como presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

No evento, os representantes dos quatro estados que compõem o conselho (MS, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) firmaram termo de cooperação entre as Defesas Civis, com a criação de um sistema integrado de monitoramento do clima e a participação em um projeto de planejamento estratégico até 2040.

O evento ocorreu na quinta-feira (1º de agosto) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Em sua posse, Riedel elogiou a atuação dos militares empenhados na missão no Rio Grande do Sul.

“Se tem algo que nos torna resilientes são os grandes desafios. A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que chegou para ajudar nossos irmãos gaúchos viu algo na água e naquele momento achavam que pudesse ser alguém ou alguma coisa. Eles resgataram aquilo, que era a bandeira do Rio Grande do Sul, além das várias vidas que salvaram. No retorno das equipes eu fui agradecer, e entreguei uma menção honrosa a cada profissional. E eles entregaram a bandeira, que eu devolvo hoje”, disse o governador Eduardo Riedel.

Foi enquanto atuava nas buscas por moradores na cidade de São Leopoldo que o capitão do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Eduardo Tracz, de 36 anos, retirou a bandeira da água no bairro Campina.

Após retirar a peça da água, os bombeiros ainda auxiliaram dois cachorros, levando os animais para um local seguro. Também estavam na equipe o cabo Eliezer Magerotti e o soldado Luiz Lima. A bandeira foi dobrada e guardada, suja e com as marcas do tempo que passou na água.

Tracz conta que chegou na cidade no dia 15 de maio, e nas 48 horas seguintes, a cidade que já dava sinais de normalidade. Com retorno de alguns moradores para suas casas, no entanto, o município voltou a ser atingido pelas chuvas.

“Com o retorno da chuva, a água voltou a subir. Então, no dia 17 de maio logo pela manhã, precisamos fazer a entrega de cestas básicas. A gente já tinha finalizado esta missão. De longe eu vi algo e achei que fosse o corpo de uma pessoa, achamos que era roupa, estávamos procurando vítimas. E quando fui chegando perto, foi um grande alívio perceber que era a bandeira do Rio Grande do Sul. A gente resgatou a bandeira, que representa o povo gaúcho”, afirmou Eduardo Tracz, bombeiro de MS.

Emocionado por receber a bandeira, Eduardo Leite agradeceu à ajuda do governo de Mato Grosso do Sul no resgata às vítimas da enchente.

“Agradeço pelo acolhimento e pelo gesto tão bonito, que nos sensibiliza, da entrega da bandeira que resgataram lá nessa catástrofe climática que acometeu nosso estado. E também ao Mato Grosso do Sul e a todos estados brasileiros que colocaram enorme esforço para ajudar o Rio Grande do Sul. Faço especial registro ao Mato Grosso do Sul que enviou equipes técnicas, profissionais, equipamentos que ficaram longos períodos conosco nos ajudando a fazer resgates, atender nossa população. E além da ajuda material, nos dá apoio moral, que confortou a alma dos gaúchos. Somos muito gratos por este gesto”, declarou Eduardo Leite, governador do RS.

Missão no RS

Enviada ao RS no dia 3 de maio, a equipe dos bombeiros de Mato Grosso do Sul foi o primeiro apoio interestadual a chegar na cidade de São Leopoldo – na região metropolitana de Porto Alegre –, nas primeiras horas após o rompimento de uma comporta da represa do Arroio João Corrêa.

As equipes de militares de Mato Grosso do Sul passaram 15 dias se revesando no socorro às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.