Pela primeira vez, desde a sua fundação na década de 1960, o Codesul terá um planejamento estratégico. E esse foi o tema da reunião realizada na tarde desta terça-feira (25), na sede do BRDE, em Porto Alegre, entre direção do Codesul, diretoria do BRDE e a Unisinos, responsável técnica pela preparação do documento. A reunião de acompanhamento é rotineira e tinha por objetivo também fazer ajustes no cronograma de trabalho.
Participaram da reunião: Micheli Petry, secretária-executiva do Codesul; João Paulo Kleinübing, presidente do BRDE; Otomar Vivian, diretor de Planejamento do BRDE; Ranolfo Vieira Junior, vice-presidente e diretor de Operações do BRDE; André Andersson Chemale, Superintendente de Planejamento e Sustentabilidade e os professores da Unisinos, Marcos Tadeu Caputi Lélis e Camila Flores Orth.
Sobre o Planejamento Estratégico
O objetivo é criar um diagnóstico regional que identifique as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico da região, composta pelos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As etapas do trabalho foram divididas nas seguintes áreas: visão de futuro da região sul até 2040, diretrizes e eixos prioritários, indicadores estratégicos e, por fim, definição de metas e propostas.