Em reunião na manhã desta terça-feira (28), representantes dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e equipe do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), reuniram-se com a Unisinos, que será a responsável pela elaboração do planejamento estratégico integrado dos dois órgãos até 2040. O objetivo é criar um diagnóstico regional que identifique as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico da região.
Ainda em março deverá ser formalizado o cronograma de trabalho, com duração de 12 meses e posterior apresentação do plano. De acordo com o professor Marcos Tadeu Caputi Lélis, que coordena o projeto, as etapas do trabalho foram divididas nas seguintes áreas: visão de futuro da região sul até 2040, diretrizes e eixos prioritários, indicadores estratégicos e, por fim, definição de metas e propostas.
O secretário-executivo do Codesul, Gustavo Salvador Pereira destacou que o intercâmbio de conhecimentos e a integração de esforços está na essência do Codesul. “Defender nossos interesses em comum passa, obrigatoriamente, por pautas de médio e longo prazo, preparando os estados membros para um novo ciclo de desenvolvimento e alinhado aos temas mais prementes da atualidade”.
“Queremos deixar um legado para os futuros governos, com uma visão coerente e planejada que aponte aonde os estados querem chegar. Ao pensarmos e atuarmos regionalmente, ampliamos a capacidade de crescimento desses estados”, disse Micheli Petry, secretária do Codesul Rio Grande do Sul.
Para Wilson Quinteiro, secretário do Codesul Paraná, “cada estado vai identificar as agendas que devem ser promovidas para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico e social dos nossos estados até o ano de 2040”. Essa visão também é compartilhada pela secretária do Codesul do Mato Grosso do Sul, Magda Correa. “Ao identificarmos as potencialidades e convergências em comum, podemos traçar estratégias de atuação em bloco, com muito mais competitividade do que cada um atuando individualmente”, destacou.
“Estamos olhando para os próximos 20 anos, identificando as agendas que nossos Estados devem promover, olhando para além do presente e mirando o futuro”, argumentou o secretário do Codesul de Santa Catarina, Amauri Cantú.
Participaram do encontro Gustavo Salvador Pereira (secretário-executivo Codesul Santa Catarina), Micheli Petry (Codesul Rio Grande do Sul), Wilson Quinteiro (Codesul Paraná), Amauri Cantú (Codesul Santa Catarina), Magda Correa (Codesul Mato Grosso do Sul), André Andersson Chemale (BRDE), Fernanda Letícia de Souza (BRDE), Pedro Preussler (BRDE), Marcos Tadeu Caputi Lélis (Unisinos) e Camila Flores Orth (Unisinos).
Sobre o Codesul
Criado em 1961, o Codesul integrava, primeiramente, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o grupo. O principal objetivo do órgão é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar a integração dos estados-membros com o Mercosul.
Sobre o BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. Desde então, o BRDE tem sido um parceiro que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região.
Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades. É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.
O BRDE está sujeito a acompanhamento e controle do Tribunal de Contas, bem como à fiscalização do Banco Central do Brasil. Ao final de 2021, contava com 469 colaboradores nos três Estados. Sua estrutura administrativo-organizacional é determinada por Regimento Interno estabelecido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul e fundamentada por Atos Constitutivos aprovados pelas Assembleias Legislativas dos Estados-Membros.
Com sede administrativa e agência na cidade de Porto Alegre (RS), possui também agências em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), além de um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e espaço de divulgação em Campo Grande (MS). Possui também espaços de divulgação em 15 cidades da Região Sul.