O Grupo de Trabalho (GT) do Clima, criado pelos quatro governadores do Codesul no encontro do último dia 10 de outubro, realizou a sua primeira reunião nesta segunda-feira (30), com a participação de representantes das secretarias de estado do Meio Ambiente e de membros da Defesa Civil dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Como resultado do encontro, ficou definido que cada estado fará um inventário das estruturas que tem e como é a governança dos órgãos em caso de ocorrências. Fico definida também a realização de encontro presencial ainda no mês de novembro, reunindo representantes das Defesas Civis e Secretarias de Meio Ambiente dos quatro estados.
O objetivo do GT, explicou a secretária-executiva Micheli Petry, é trocar experiências e somar esforços para minimizar os impactos de ocorrências climáticas. Conforme ela ainda, os governadores manifestaram o desejo de intensificar o trabalho em busca das melhores práticas e tecnologias existentes no mundo para previsão de ocorrências climáticas e captar recursos junto ao BRDE para aquisição desses equipamentos.
A secretária do Codesul de Santa Catarina, Vânia Franco, cumprimentou o trabalho da Defesa Civil no estado de Catarina, por ocasião das enchentes que afetaram o estado nos últimos dias. “A gente quer saber o que cada Defesa Civil tem de potencial e unir as ações e organizar para que a gente possa fazer ainda melhor. Estamos fazendo bem, mas para que possamos salvar ainda mais vidas. Temos que aprender a conviver com esses fenômenos naturais e organizar as ações para que a gente possa diminuir o sofrimento das pessoas”, disse ela.
Participaram da reunião também, o coronel Luciano Chaves Boeira, secretário de estado da Casa Militar do RS e coordenador da Defesa Civil; coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, suplente Defesa Civil RS; major Fernando Augusto de Meirelles Almeida, suplente Defesa Civil RS; Diego Polacchini Carrillo, da Secretaria de Meio Ambiente do RS; Diogo Fernando Heck, da Secretaria de Meio Ambiente do RS; ViniciusConstante, Coordenadoria de Meio Ambiente de SC; coronel Cesar Assumpção, Defesa Civil de Santa Catarina; Frederico Ruldof, Defesa Civil de SC; Flavio André Cecchini Deppe, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar); Cesar Augustus Assis Beneti, Simepar/PR; coronel Fernando Raimundo Schunig, Defesa Civil do Paraná; capitão Anderson Gomes das Neves, Defesa Civil do Paraná; capitão Maxwelbe de Moura Fé, Defesa Civil do Mato Grosso do Sul e tenente-Coronel Rafael de Andrade Farias, Defesa Civil do MS.