Os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, estão nos Estados Unidos, onde participam de curso na Universidade de Stanford para discutir as possibilidades da economia verde e buscar novas oportunidades para os dois estados.
O curso, com duração de cinco dias, é desenhado pela organização da sociedade civil Comunitas – cofundada pela antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso.
A organização do curso é realizada em parceria com o programa Leadership Academy for Development (LAD), do principal centro de pesquisa sobre questões internacionais de Stanford: o Freeman Spogli Institute for International Studies.
“O objetivo dos programas de formação internacional é ampliar o olhar dos participantes para os desafios e oportunidades relacionados à sua ação como agentes implementadores de políticas públicas”, informou a Comunitas, em comunicado divulgado à imprensa.
Além dos governadores, participam também as secretárias de Meio Ambiente de Minas Gerais e São Paulo, Marília Melo e Nathália Resende, a secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos, e outros.
O curso deve incluir aulas com os temas “Resolução de Problemas em Políticas Públicas”, “Mudanças Climáticas e Democracia” e “Descarbonização e Financiamento para o Desenvolvimento”.
Elas serão ministradas por professores de renome de Stanford, como o economista e cientista político, Francis Fukuyama, o especialista em democracia comparada, Larry Diamond, e o engenheiro, Ashby Monk.
“Também estão previstos estudos de casos, como o da “Parceria Público-Privada do Centro Cívico de Long Beach” e “Construindo Gaobeidian: Desenvolvendo Infraestrutura Ambiental da Pequim Moderna”, além de visitas de campo ao Projeto de Sustentabilidade da Baía de San Francisco e ao Conselho da Área da Baía de São Francisco”, informou a Comunitas.