O presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura e Logística do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, detalhou aos governadores do Codesul as obras federais prioritárias nos estados.
O encontro aconteceu nesta sexta-feira (16), no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O colegiado é presidido, atualmente, pelo governador Eduardo Leite. Estiveram presentes os chefes dos executivos de Santa Catarina, Jorginho Mello, do Paraná, Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Costella apresentou as demandas do Rio Grande do Sul: a conclusão do Eixo Norte-Sul da Região Metropolitana do Porto do Rio Grande, contemplando a extensão da BR-448, melhorias operacionais na BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, a duplicação da BR-116-Sul e do lote 4 da BR-392, no acesso ao Porto do Rio Grande.
A duplicação dos quatro lotes da BR-290, que liga o Eixo Leste-Oeste, a conclusão da nova ponte do Rio Guaíba e a finalização da Integração Mercosul, contemplando a requalificação da Ponte de Uruguaiana, da Ponte Porto Xavier (Argentina), da Ponte Jaguarão (Uruguai), a dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim e o Gasoduto Vaca Muerta – Porto Alegre, também foram destacadas por Costella.
Representantes de Santa Catarina reivindicam recursos para obras de construção, conservação e recuperação de rodovias federais, além de recursos para ferrovias, para o porto de Imbituba, para os aeroportos de Dionísio Cerqueira e Caçador. A oficialização do arrendamento ou concessão do Porto de Itajaí é outro pedido do Estado catarinense.
Lideranças do Paraná debatem o tratado de Itaipu, que prevê a destinação de royalties para os municípios lindeiros do Estado. A liberação de recursos para manutenção de estradas do anel de integração do Paraná também foi solicitada.
Representantes de Mato Grosso do Sul destacaram a necessidade de melhorias na BR-262, entre São Paulo e Corumbá, BR-267, entre São Paulo e Porto Murtinho, além de investimentos em ferrovias e na pavimentação, em obras de arte especiais e no Centro de Controle Aduaneiro e de Fronteiras.
Os chefes de Executivos realizaram uma plenária com secretários de Estado ligados a cinco comissões temáticas do conselho: Educação, Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura, Planejamento e Agricultura.