Comissão de Agricultura do Codesul define ações prioritárias de apoio aos estados

Os secretários de Agricultura dos quatro estados do Codesul estiveram reunidos virtualmente na segunda-feira (22), ocasião em que estabeleceram uma série de ações para o desenvolvimento e fortalecimento do setor agrícola nos estados. Entre as principais deliberações está a preparação de ofício conjunto que será remetido ao presidente da República solicitando a regulamentação da Lei Complementar 137/2010, que institui fundo destinado à cobertura suplementar dos riscos do seguro rural.

Outra ação definida será a elaboração de um documento endereçado aos governadores, destacando a importância do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-oeste) e como podem ser utilizados os recursos do fundo para o apoio de famílias afetadas pelos graves incêndios que afetam o Mato Grosso do Sul.

O escritório do Codesul do Paraná providenciará relatório detalhando os mecanismos do Fundo de Aval do Paraná, além de um projeto que está em discussão na Assembleia Legislativa, para que outros estados possam se inspirar. Além disso, também vão verificar a possibilidade, junto ao governador Ratinho Junior, de aumentar o número de casas modulares a serem doadas ao RS, devido a gravidade da catástrofe que atingiu o RS. Também será desenvolvido um trabalho focado na proposta de securitização das dívidas dos produtores do RS que foram duramente afetados por desastres climáticos.

“Esses encaminhamentos da Comissão de Agricultura do Codesul refletem o comprometimento e a união dos estados em prol de um futuro mais próspero e sustentável para a nossa agricultura. Juntos, estamos construindo um caminho de inovação e resiliência, onde cada ação é um passo em direção a um amanhã melhor”, destacou o secretário do Codesul do Paraná, Orlando Pessuti, que coordenou a reunião.

Participaram da reunião Valdir Colatto, secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina; o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Ronalso Santini; secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Clair Kuhn; secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul,Jaime Verruck, além dos secretário do Codesul, Vânia Franco (Santa Catarina), Magda Correa (Mato Grosso do Sul), Orlando Pessuti (Paraná) e Vinícius Viacava, representando a secretária-executiva Micheli Petry.