O Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul estará presente na Expointer. Nesta quinta-feira, entre 09h e 12h, o conselho realiza reunião no auditório da Secretaria de Comunicação, com a participação do Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e da UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul). O objetivo do encontro é mostrar o que cada uma dessas entidades vem desenvolvendo em prol do fortalecimento do desenvolvimento regional e discutir a possibilidade de atividades conjuntas.
Saiba mais sobre as entidades que participarão do encontro:
CODESUL – O Codesul foi criado na década de 1960 e é formado pelos quatro estados do sul do Brasil: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O foco do conselho, que tem na sua estrutura o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), é o fortalecimento do desenvolvimento regional. Atualmente, o Codesul é presidido pelo governador do RS, Eduardo Leite.
ZICOSUR – É uma associação público-privada, criada em 1997, cujo objetivo é inserir seus integrantes no contexto internacional do ponto de vista da competitividade, desenvolvendo o intercâmbio econômico, social e cultural. A ZICOSUR compreende uma área de pouco mais de cinco milhões de quilômetros quadrados e uma população de quase 77 milhões de habitantes. E é conhecida pela riqueza de seus recursos naturais e minerais, sua principal alavanca econômica. Outros setores se destacam, como a agropecuária e o agronegócio, siderurgia, biotecnologia, turismo e setor têxtil. A presidência da associação é rotativa e tem mandato de dois anos.
IICA – O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano que apoia os esforços dos 34 Estados membros em sua busca pelo desenvolvimento agrícola e pelo bem-estar rural. Seu trabalho é baseado em quatro objetivos estratégicos: 1. Aumentar as contribuições do setor agropecuário para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável; 2. Contribuir para o bem-estar de todos os habitantes dos territórios rurais; 3. Melhorar o comércio internacional e regional dos países da região; 4. Aumentar a resiliência dos territórios rurais e dos sistemas agroalimentares a eventos extremos.
UPM – A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul é a entidade que congrega e representa os parlamentares regionais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, se manifesta através de seus blocos nacionais e contempla a participação de prefeitos e vereadores, no caso do Brasil, através da sua Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais. Através de Fóruns permanentes e de Comissões Temáticas, desenvolve intenso trabalho nas áreas de integração, educação, meio ambiente, cultura, saúde pública, entre outros. Se faz presente, desde 2007, nas Sessões do Parlamento do Mercosul/PARLASUL na busca de espaços para os parlamentares regionais debaterem políticas públicas junto àquele órgão. Seu atual presidente é o senador Emiliano Reparaz da Argentina.