Governador Jorginho Mello transfere a Capital de Santa Catarina para a Serra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta quinta-feira, 20, a transferência simbólica da capital Florianópolis para a Serra catarinense. A intenção é divulgar o inverno. A estação começou nesta quinta e segue até o mês de setembro. A secretária de Articulação Nacional e secretária do Codesul/SC, Vânia Franco, integra a comitiva
“Até sábado, a capital ficará na Serra Catarinense” O anuncio em forma de homenagem foi do governador Jorginho Mello nas redes sociais para simbolizar o início das Estação Inverno, um período onde todas as atenções estarão voltadas para estação mais fria do ano e para as cidade serranas, que recebem um grande fluxo de turistas. “Com a Estação Inverno, vamos mostrar para todos que não tem lugar melhor para curtir o frio do que a Serra Catarinense”, completou.

O anúncio da transferência simbólica da Capital veio seguido de ações como a implantação do serviço aeromédico do Samu em Lages. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a 5ª Base do Batalhão de Aviação da Polícia Militar. A intenção da parceria, segundo o governo catarinense, é garantir mais assistência à saúde para os turistas que visitam a Serra durante o inverno.

No mesmo dia, foi inaugurado um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Urupema, a “capital catarinense do frio”. Segundo o governo, a estrutura tem capacidade para 200 mil litros.
Na sexta-feira, 21, o governador lançou na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL) o Programa Energia Boa. Considerado o maior projeto estadual de fomento à geração de energias renováveis já realizado no País, o Energia Boa prevê a construção de seis novas subestações e 225,5 quilômetros de linhas de transmissão no Planalto Serrano.

Para alavancar estes projetos, o Governo do Estado planeja injetar R$ 572 milhões na realização de obras de infraestrutura energética em Lages, Painel, Campo Belo, Urubici, Matos Costa e Rio do Campo. Cabe ao Governo do Estado a disponibilização dos recursos e à Celesc, por atribuição regulatória, a execução das obras.
No sábado, 22, Jorginho Mello fará a entrega de equipamentos da secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária para municípios da Serra Catarinense. Ao todo são 28 maquinários com investimentos de mais de R$ 550 mil.