foto: Secretária do Codesul de Santa Catarina, Vânia Franco, durante a reunião virtual
O Codesul, juntamente com os secretários de Agricultura de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, irá auxiliar na reorganização da agricultura do Rio Grande do Sul após a tragédia climática que assolou o estado. Mortes de animais, perdas das lavouras e maquinários são alguns dos danos provocados no setor agrícola do estado.
Após um levantamento preciso e criterioso das prioridades para o setor, o grupo, coordenado pelo secretário do Codesul do Paraná, Orlando Pessuti, irá elaborar um plano de ação em conjunto com os Secretários de Agricultura.
A decisão foi tomada na terça-feira, 11, após uma reunião virtual da Comissão de Agricultura do Codesul, com a participação de todos os secretários de agricultura dos estados que integram o Codesul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) e os secretários do Conselho Vânia Franco (SC), Orlando Pessuti (PR), Magda Correa (MS) e Vinicius Viacava (Assessor Técnico RS).
A reunião foi proposta pela Secretária Vânia Franco, a pedido do secretário de Agricultura do estado, Valdir Colatto. Estavam presentes ainda o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
“O povo gaúcho precisa agora de ações concretas para iniciar o processo de reconstrução e o Codesul e Santa Catarina se colocam à disposição”, disse Vânia Franco que também é Secretária de Articulação Nacional. “Agora é o momento de trabalhar em parceria com o Rio Grande que teve o setor agropecuário seriamente afetado”, complementa o secretário Colatto.
Uma nova reunião será realizada ainda esta semana, a princípio agendada para dia 19, para que o Rio Grande do Sul possa apresentar uma estimativa dos prejuízos. Um encontro presencial dos representantes do Codesul com todos os secretários de agricultura também será realizado ainda este mês.