O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 21, a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte, o PELT. O trabalho será realizado pela Infra SA e a partir deste estudo o Estado terá um documento que fundamentará as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte possam atender as demandas da economia catarinense.
O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), contou com a participação de secretários de estado, deputados estaduais, representantes de entidades e federações e do Assessor Técnico do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul de Santa Catarina, José Carlos Porporatti, que representou a secretária do Codesul/SC Vânia Franco.
A atualização do PELT foi uma das demandas sugeridas a partir do Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias, instituído pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), comandada pelo secretário Beto Martins, em 2023. A proposta foi levada ao governador Jorginho Mello, que autorizou a contratação.
Logo após o lançamento do Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT), o Codesul/SC ainda participou da reunião do GT das Ferrovias. O grupo reúne as principais entidades de classe do Estado e atores diretos da logística de transportes.