A Defesa Civil de Santa Catarina vai sediar no próximo dia 13 de novembro o encontro das Defesas Civis dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A agenda está sendo organizada pelo Codesul ( Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e tem por objetivo a troca de expertises, apresentação dos inventários de estrutura disponível de cada estado, elaboração do plano de atuação do Grupo de Trabalho do Clima e as ações para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023.
Esse encontro é um desdobramento da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Clima, criado pelos governadores do Codesul no começo de outubro, e que reuniu-se pela primeira vez na última semana.
A intenção dos governadores, explica a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, é somar esforços para minimizar os impactos das emergências climáticas. Conforme ela, os governadores manifestaram o desejo de intensificar o trabalho em busca das melhores práticas e tecnologias existentes no mundo para previsão de ocorrências climáticas e captar recursos junto ao BRDE para aquisição desses equipamentos.