Os governadores do Codesul estiveram reunidos em Brasília, nesta terça-feira (10). O presidente do Codesul, governador Eduardo Leite, propôs a criação – que foi provada pelos demais governadores – de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar das questões climáticas envolvendo as Secretarias de Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente dos Estados. O governador Jorginho Mello sugeriu a participação de dois representantes por estado no GT.
A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina, reuniu os governadores Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul e presidente do Codesul), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Esse encontro antecedeu a reunião dos governadores com o relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga, ocasião em que foram apresentadas as demandas dos estados a serem incluídas na PEC.
COP-28 – O presidente do Codesul propôs que, mantidas as agendas para participação dos quatro estados na 28º edição da Conferência do Clima (COP), nos Emirados Árabes Unidos em 2023, os Estados assumam compromissos comuns sobre questões ambientais durante o evento. Ele ainda pediu um alinhamento entre as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados que podem ser demandadas durante a COP.
BRDE – Durante a reunião também foram apreciadas as contas do BRDE relativas ao segundo trimestre de 2023, que foram aprovadas. O presidente do banco, João Paulo Kleinübing, falou ainda sobre as tratativas com o BNDES para aumento do patrimônio do BRDE para entrada do Estado do Mato Grosso do Sul no Banco e sobre as tratativas para a criação de linhas de crédito subsidiadas para microempresas.