Um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes do Codesul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e governo do Mato Grosso do Sul realizou, na tarde desta terça-feira (05), a primeira reunião para tratar sobre a inclusão do estado no BRDE. Em junho, durante encontro dos governadores do Codesul, em Porto Alegre, o presidente do conselho e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a retomada das tratativas.
Para a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, “essa é uma demanda antiga do estado de Mato Grosso do Sul e, se atendida, representará uma marco no desenvolvimento regional da região Sul”. Conforme ela ainda, a união dos quatro estados do Codesul no BRDE vai aumentar a representatividade do banco e deve aumentar a oferta de crédito, uma vez que o BRDE é a segunda maior instituição de fomento do Brasil, atrás apenas do BNDES.
“É uma atitude que vai fortalecer o BRDE, mas também dará novas condições de crédito aos nossos produtores e empreendedores, ajudando o Mato Grosso do Sul se desenvolver e crescer ainda mais”, destacou o governador Eduardo Riedel durante o encontro do Codesul em Porto Alegre, em junho.
Participaram da reunião, além da secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, os secretários do Codesul Orlando Pessuti (PR), Magda Correa (MS), Vânia Oliveira Franco (SC); Jaime Verruck, secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do MS; Jader Rieffe Julianelli Afonso, secretário Executivo de Conselhos e Consórcio da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de MS; Nelson Ronie, chefe de gabinete da presidência do BRDE e coordenador do GT; e Fabiano Meassi e Matheus Munhoz, ambos do BRDE.