A Expointer sediou, na manhã desta quinta-feira (31), reunião entre o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e da UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul), visando a cooperação e o fortalecimento do desenvolvimento regional dos países envolvidos. Cada uma das entidades relatou as atividades que estão desenvolvendo e sugestões de ações conjuntas, como a cooperação nas fronteiras entre os países e a geração de energia limpa a partir do lixo dos grandes centros urbanos.
O secretário do Codesul Paraná, Orlando Pessuti destacou que assim como o Codesul tem o seu banco de fomento, o BRDE, o Rio Grande do Sul tem o Badesul, Santa Catarina tem o Badesc, o estado do Paraná tem a agência Fomento Paraná e agora o estado de Mato Grosso do Sul prepara-se para ingressar no BRDE ou criar sua própria agência de fomento, o que é salutar para o desenvolvimento regional. “Estamos aqui num processo de integração e essa é a palavra-chave”, disse.
Magda Correa, secretária do Codesul de Mato Grosso do Sul, destacou que é muito positiva a retomada das atividades presenciais, especialmente neste período pós pandemia e falou sobre como o trabalho do Codesul foi mudando ao longo dos anos. Ela considera positiva a aproximação entre as entidades e sugeriu que uma nova reunião seja marcada para breve.
Da mesma forma, a secretária do Codesul de Santa Catarina, Vânia Franco, destacou que esse trabalho de aproximação entre as entidades “é extremamente importante, pois somos estados diferenciados, mas temos problemas e precisamos nos unir, seja para tratar sobre a reforma tributária, a questão das fronteiras, saúde, entre outros. Saímos daqui com um caminho para traçar uma próxima reunião”, disse ela.
Para a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, “todos saíram do encontro convictos sobre dar prosseguimento ao trabalho hoje iniciado, pois temos objetivos e particularidades em comum. Em breve vamos chamar novamente uma reunião de trabalho para a definição de metas e ações de trabalho concretas”, afirmou.
Participaram da reunião também Caio Tibério da Rocha, consultor Internacional do IICA; Mariano Fernandez, secretário Executivo da ZICOSUR (online); Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil; deputado Lissauer Vieira, presidente da Representação Brasileira na UPM; Flavio Monteiro, diretor de Articulação Política da UPM e coordenador da Representação Brasileira; Georgio Passos, deputado estadual de Sergipe e representando a presidência da UPM.