A reunião da Comissão Permanente da Agricultura e Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, ocorreu na manhã desta sexta-feira (16/06), na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre.
O GT é coordenado pelos secretários da Agricultura, Giovani Feltes, e do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. No encontro, foram discutidos os principais assuntos referentes à agricultura. Entre eles, a preocupação com a gripe aviária e as medidas de vigilância nas fronteiras, a segurança sanitária e fitossanitária, os eventos climáticos e seus impactos na produtividade, na economia e na segurança alimentar, a criação de um plano hídrico interestadual e a sucessão familiar no campo.
“A busca é fazer com que o Codesul se fortaleça cada vez mais, e por isso esta reunião de hoje de manhã do GT com os secretários de agricultura e desenvolvimento rural dos quatro estados. No encontro conseguimos apontar as prioridades da área e os encaminhamentos necessários para múltiplos assuntos, acordados entre todos”, destaca o secretário Giovani Feltes, da Seapi.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, destacou que “o nosso intuito é nos unirmos cada vez mais, ampliando o diálogo, para fortalecer as pautas do Codesul.”
Outros assuntos que foram debatidos e que devem ser aprofundados em nova reunião do GT, a ser agendada, foram a reforma tributária, a lei da Mata Atlântica, a cobertura digital e a energia no campo, o marco temporal e a segurança jurídica.
As sugestões foram encaminhadas para o encontro dos governadores do Codesul, que está acontecendo nesta tarde na Cúria Metropolitana, em Porto Alegre.
Participaram da reunião nesta manhã, além da equipe gaúcha: Norberto Ortigara, Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valdir Colatto, Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Rogério Beretta, Secretário-Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Mato Grosso do Sul, Amauri Canto, Secretário-executivo do Codesul de Santa Catarina, André dos Santos, Consultor Executivo da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina e Orlando Pessuti, Secretário Executivo do Codesul do Paraná.
O Codesul
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi o primeiro conselho regional criado no país, fundado em 1961, a partir de convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a adesão do Mato Grosso do Sul em 1992.
Uma das principais realizações do conselho foi a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), um dos maiores bancos de fomento do país. O Codesul foi planejado para colaborar com o crescimento e encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, constituindo-se num foro privilegiado à coordenação de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.