Reunião da Comissão da Agricultura do CODESUL - 09-06-2015

10/06/2015

Reunião da Comissão da Agricultura do CODESUL -  09-06-2015

 

No dia 9 de junho na sede do BRDE na cidade de Porto Alegre-RS ocorreu Reunião da Romissão Permanente da Agricultura do CODESUL. A comissão é integrada pelos 4 secretários estaduais de Agricultura dos Estados Membro do CODESUL: Deputado Ernani Polo do Rio Grande do Sul (Coordenador da Comissão); Moacir Sopelsa de Santa Catarina; Fernando Lamas do Estado do Mato Grosso do Sul e Norberto Ortigara do Estado do Paraná.

 

A reunião da Comissão de Agricultura teve a participação do Grupo Técnico de Sanidade Animal do CODESUL encarregado de examinar o tema da febre aftosa, os quais deverão apresentar seu relatório dentro de 90 dias. O GT é composto pelos órgãos de defesa animal dos quatro Estados e que também atuam em conjunto junto ao FONESA - Fórum Nacional de Executores de Sanidade. O foco principal da reunião é tornar os Estados livres de vacinação em febre aftosa fortalecendo a qualidade produtiva e abrindo novos mercados à cadeia produtiva da carne no CODESUL. 

 

O Secretário Executivo do CODESUL, Vicente Bogo saudou a participação efetiva dos quatro estados por estarem todos lutando juntos em bloco para que o território do CODESUL e respectivamente a economia dos Estados seja incrementada com os avanços para tornar a região com "Status" de área livre de vacinação.

 

Os secretários na reunião também planejam organizar relatório conjunto do bloco no que diz respeito ao tema e apresentar um plano de ação conjunto até a realização da EXPOINTER na cidade de Esteio, onde acorrerá novo encontro da Comissão.

 

Foto: arquivo CODESUL/RS

http://www.canalrural.com.br/videos/rural-noticias/estados-sul-discutem-fim-vacina-aftosa-57817

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br