Fundação Piratini relança edital para séries de TV de produtoras do RS

19/03/2015

A Fundação Piratini relançou, nesta terça-feira (17), o Edital de Chamamento Público TVE 01/2014, destinado a seleção de cinco séries para a televisão, realizadas por produtoras gaúchas com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual. Conforme a presidente da Fundação Piratini, Isara Marques, a concorrência havia sido cancelada em 16 de janeiro, por conter problemas técnicos. 

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (18). As inscrições abrem no próximo dia 23 (segunda-feira) e se encerram em 6 de maio. Podem ser inscritos trabalhos em cinco faixas na categoria ficção - infantil, adolescente e adulto - e na categoria documentário - turismo e cultura criativa. Há ainda um número fixo de episódios em cada faixa.

TVE lança edital para séries

De acordo com o diretor de Programação da TVE, Paulo Leônidas, as correções no edital também representam apoio e incentivo ao setor do audiovisual do Rio Grande do Sul. "Ganha o setor do audiovisual com o edital que a Fundação Piratini mantém", destacou o secretário da Cultura, Victor Hugo, ressaltando a articulação entre os órgãos do governo para a retomada do edital. 

Os recursos de contrapartida serão garantidos via Plano Plurianual (PPA) da Fundação. A TVE participa do projeto no segmento TV Pública contratando a primeira exibição de uso com aporte financeiro de R$ 300.645. A Agência Nacional de Cinema (Ancine) e BRDE participam com recursos do fundo setorial do audiovisual na ordem de R$ 3.930.000,00. O projeto visa a fomentar o setor do audiovisual na Região Sul do país. "É importante esse reposicionamento para o mercado, além da observância dos rigores técnicos e de prestígio ao setor", destacou o secretário da Coordenação de Comunicação, Cleber Benvegnú. 

Com o novo cronograma, quem havia inscrito projetos receberá comunicado informando dos novos prazos e poderá fazer as readequações conforme o novo edital. Novos trabalhos também poderão ser inscritos. De acordo com o cronograma, a fase de análise dos projetos será entre 23 de maio e 8 de julho, e a lista dos projetos selecionados deve sair em 21 de julho. 


Texto: Eliane Iensen 
Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini 
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br