O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN)

30/09/2014

O FBSSAN divulgou na última sexta-feira (29) uma carta com propostas e sugestões a todos os candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional. O Fórum busca sensibilizar e mobilizar setores da sociedade para uma visão de sistema de segurança alimentar e nutricional, criando interações entre as organizações da sociedade civil e influenciando propostas de políticas públicas .


No texto, o FBSSAN cita a atuação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) no monitoramento de programas públicos e no apoio a experiências implementadas pelas organizações e movimentos sociais na área de segurança alimentar e nutricional. O próprio Consea, no início do mês, divulgou sua carta aos candidatos às eleições deste ano, como já fizera em eleições anteriores.

No documento, o FBSSAN aborda, entre outros, o direito à terra e à reforma agrária; alimentos mais sadios, sem contaminação dos agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados; o fortalecimento da agricultura familiar e a continuidade da expansão das compras institucionais; a defesa da agrobiodiversidade; a instituição de uma política nacional de abastecimento alimentar que inclua os debates sobre acesso aos alimentos e padrões de consumo; marco legal que garanta ampliação e aperfeiçoamento das ações de agricultura urbana e periurbana.

O Fórum propõem a implementação da Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle do Sobrepeso e da Obesidade, nas três esferas de gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan); ações regulatórias que controlem a expansão das monoculturas e a ação das transnacionais; ações voltadas para a regulação da rotulagem, da publicidade e das demais práticas de mercado dos alimentos.

O FBSSAN é uma rede que articula pessoas, organizações, movimentos sociais e instituições de pesquisa dos campos da Saúde, Meio Ambiente, Nutrição, Direitos Humanos, Reforma Agrária, Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero, Economia Solidária, Educação Popular, entre outros. Luta por um sistema alimentar social e culturalmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável, trabalhando em várias perspectivas: produção, processamento, abastecimento e consumo de alimentos.

Clique aqui para ler a carta na íntegra ->
http://www3.planalto.gov.br/consea/plenarias/documentos/carta-do-fbssan-com-reivindicacoes-para-os-candidatos-2014/at_download/file


Fonte: Fonte: Ascom/Consea / Assessoria de Comunicação (61) 3411.3279 / 3483 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br