Governo lança chamada pública para compra de 6,9 mil toneladas de alimentos

06/06/2014

O governo federal lançou a primeira chamada pública do ano para a aquisição de 6,9 mil toneladas de alimentos. Os produtos serão adquiridos na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e prevê investimentos de aproximadamente R$ 16 milhões. 


Podem participar da chamada agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais organizados em cooperativas e associações. As propostas de venda devem ser apresentadas no período de 9 a 18 de junh o nas superintendências regionais da Conab. Os proponentes podem optar pela venda para a quantidade total ou parcial do produto. 

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, estes editais são de grande importância, pois, por meio de uma única ação, os recursos públicos aplicados fortalecem a agricultura familiar e promovem a segurança alimentar e nutricional .

O objetivo da chamada é a compra de produtos para compor as cestas de alimentos que serão distribuídas às famílias em insegurança alimentar e a grupos populacionais específicos, como famílias acampadas, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, quilombolas, atingidos por barragens e índios.

Serão adquiridos sete produtos, entre eles o arroz orgânico e/ou agroecológico (4,2 mil toneladas), alimento de maior qualidade. Ao comprar esse produto, o governo quer estimular a produção agroecológica e garantir que a população atendi da tenha acesso a alimentos mais saudáveis.

Os outros produtos são feijão (1,3 mil toneladas), fubá de milho (193 toneladas), flocos de milho (224 toneladas), farinha de mandioca (837 toneladas), macarrão (193 toneladas) e farinha de trigo (84 toneladas).


Fonte: Assessoria de Comunicação (61) 3411.3279 / 3483 www.presidencia.gov.br/conseaascom@consea.planalto.gov.br Redes Sociais 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br