Comissão de agricultura do CODESUL conclui relatório sobre aftosa

04/12/2015

Na reunião da comissão de agricultura do Codesul, que ocorreu nessa quinta-feira em Porto Alegre, o grupo técnico constituído para discutir o combate à aftosa nos quatro estados concluiu relatório sobre a situação da zoonose na região. O trabalho foi coordenado pelo vice-presidente do Fonesa-Sul Fernando Groff.

A principal decisão do grupo foi o acordo de agir em bloco quanto ao avanço sanitário de cada estado. “Acordamos que quando qualquer um dos estados tiver a intenção de avançar no status sanitário seja convocada reunião conjunta com o Ministério da Agricultura para um alinhamento de posições”, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e coordenador da comissão do Codesul, Ernani Polo. 
De todos os estados que compõe o Codesul – Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul – apenas Santa Catarina não vacina contra a aftosa. Todos os demais são livres da doença, mas, com vacinação. 
Participaram da reunião do Codesul em Porto Alegre o diretor do Fonesa, Inácio Kroetz, o diretor-presidente da Agencia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul Luciano Chiochetta, o diretor geral da Secretaria da Agricultura do Paraná Otamir Martin, o secretário adjunto da Agricultura de Santa Catarina Airton Spies, além do secretário Ernani Polo que coordena a comissão de Agricultura do Codesul.

 

Fonte e foto: Gabriel Munhoz - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br