FCCR e rede Mercocidades aprovam plano de trabalho para regiões de fronteiras em Porto Alegre

28/09/2015

Durante encontro foi aprovado o plano de trabalho para o período de dois anos. A reunião teve o apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

O grupo de trabalho sobre integração fronteiriça do Foro Consultivo de Municípios e Estados do MERCOSUL (FCCR) e da rede Mercocidades debateu, nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), medidas específicas para desenvolver as regiões de fronteira dos Países do MERCOSUL.

Durante os dois dias de evento, realizado em Porto Alegre (RS), os representantes da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e do Brasil debateram sobre o plano de trabalho para o GT (Grupo de Trabalho) para o período de dois anos, aprovado pelos prefeitos e representantes de Estados presentes.

Além disso, os gestores municipais e representantes internacionais debateram sobre a criação de legislações específicas para as áreas fronteiriças de cada país do bloco e a criação das regiões de cooperação transfronteiriça do MERCOSUL - Mercorregiões.

A importância da criação do grupo de trabalho foi destacada pelo assessor internacional da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Bruno Sadeck. “É importante avançar na construção de uma nova realidade para as fronteiras dos países do Mercosul. Com isso vamos fortalecer a integração dos povos e dos governos subnacionais”.

A reunião teve o apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, da prefeitura de Porto Alegre (RS), do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - CODESUL, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e associações de municípios.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho será realizada em 2016, provavelmente, no Uruguai.

Fronteiras no Brasil                                                  

A região de fronteiras do Brasil possui 16.000 km de extensão territorial, com 588 municípios em 11 unidades da federação. 

 

 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br