Defesa Civil permanece em prontidão no Rio Grande do Sul

20/09/2015

A chuva de granizo deu trégua, mas a Defesa Civil Estadual segue em prontidão  devido à previsão de chuvas fortes e aos riscos de inundações e movimentos de massas em alguns municípios gaúchos. Na manhã deste domingo (20), foram emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertas hidrológicos de inundações e movimentos de massa para algumas localidades, com destaque para a Região do Vale do Taquari, no Centro do Estado.

Neste momento, são 60 municípios atingidos pelos eventos climáticos que ocorrem desde a última quarta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Levantamento das equipes de Defesa Civil aponta 5.350 famílias com prejuízos, o que representa 22.902 pessoas. Destas, 45 famílias (188 pessoas) das cidades de Tupanci do Sul, São José do Ouro, Lajeado e Estrela tiveram que ir para residências de familiares ou abrigos.

A Defesa Civil do RS continua, neste domingo, entregando donativos para os municípios atingidos. Equipes também estão auxiliando e orientando as prefeituras e unidades  de Defesa Civil locais. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 199, que atende 24 horas.

Donativos

Na sexta-feira (18), começaram a ser entregues pela Defesa Civil materiais de ajuda humanitária para as cidades mais atingidas. Arroio do Sal foi a primeira a receber a remessa.

Foram levados lonas, colchões, agasalhos e cobertores, entre outros itens. Até a tarde de sábado (19), já tinham sido atendidos os municípios de Taquara, Parobé, Arroio do Sal e Livramento.

Alerta hidrológico

Bacia do Caí

Alerta de risco alto de inundações

Cruzeiro do Sul

Estrela

Encantado

Lajeado

Alerta de risco de movimentos de massa moderado

Cruzeiro do Sul

Estrela

Encantado

Lajeado

Fontoura Xavier 

Texto: Ascom/Defesa Civil
Edição: Rui Felten/Secom 

Foto: Divulgação/Defesa Civil 

 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br