Dia do Teatro, e daí?, Por Eva Sopher*

27/03/2014

Tem dia para tudo e para todos. Tem dia das mães, sou mãe. Tem de avó e até de bisavó, sou tudo isso com prazer e honra mas escolhi hoje o dia ao qual tenha dedicado minha vida no final desta longa existência. Escolho o Theatro São Pedro ou o Multipalco? A luta para trazer de volta o TSP foi dura, mas concluída, então dedico o dia de hoje para falar sobre o que é e o que pretende ser o Multipalco.


Quem o vê de cima, pela vista lateral do Theatro São Pedro ou pela entrada principal, certamente não imagina que além da concha acústica, do Du’AttosMultipalco e da área externa, há ainda outros seis pavimentos em fase de finalização. Naquilo que não é aparente, por se tratar de uma obra atípica, que optou valorizar a nossa Casa como monumento arquitetônico, temos um centro cultural pensado para atender plenamente todas as artes de palco.

Ao adentrar a obra, somos surpreendidos com espaços que servirão de referência às artes no Brasil e de orgulho para a população gaúcha. O palco italiano, as salas da música e da dança, os espaços para os cursos de teatro e filosofia, o cineteatro oficina e os andares de estacionamento, fazem do projeto Multipalco um agente efetivo do desenvolvimento artístico-cultural de nossa terra, sendo um feito arquitetônico inédito no mundo, ao instalar sob e sobre o mesmo terreno, uma Casa centenária e outra totalmente moderna, em absoluta harmonia em suas características e vocações.

Estamos certos de que os próximos meses serão definitivos para colocar esse gigante em movimento e, para isso, contamos com o apoio de nossos patrocinadores, parceiros e com os amigos da Associação Theatro São Pedro, que nos distinguem e prestigiam de forma permanente. Isto nos permite avançar para que possamos entregar à nossa capital um dos mais importantes centros culturais da América Latina.

O Multipalco é de todos que querem uma cidade mais vigorosa culturalmente, que prezam pela diversidade de ideias, das possibilidades múltiplas, que estão atentos ao hoje, mas também em oferecer opções ainda mais amplas para as novas gerações.

O Multipalco é uma realidade, é de todos nós.

*Presidente da Fundação Theatro São Pedro


Fonte: ZH 27.03.2014. 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br