Apresentadas conclusões de Congresso sobre Rotas de Integração da América do Sul

27/03/2014

A Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais recebeu o presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, Joal Teitelbaum, nesta quarta-feira (26), que apresentou as conclusões do IX Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul.
O presidente do órgão técnico, deputado Gilberto Capoani (PMDB), recordou que a criação do Mercosul completa hoje 23 anos. Ele sublinhou que um dos objetivos da comissão é discutir a infraestrutura responsável em efetuar a ligação entre o Brasil (Rio Grande do Sul) e os países vizinhos. “Precisamos chamar a atenção para a necessidade de investir nas rotas que fazem o escoamento da produção gaúcha”, alertou.
No período dos Assuntos Gerais, o presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, Joal Teitelbaum, fez um relato e apresentou as principais sugestões e conclusões do IX Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul. Ele destacou que o evento foi uma iniciativa do setor privado e que contou com a participação de nove dos 12 países da América do Sul, além de entidades de fomento, da academia e da sociedade civil.
Conclusões - Entre os pontos de consenso do IX Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul estão:
• Que os países trabalhem os seus pontos em comum e não as questões que os diferenciam;
• Que seja constituído um fundo garantidor para que as obras de infraestrutura rodoviária, ferroviária, aeroportuária, hidroviária, portuária, de eletricidade, de silos e armazenagem e comunicações não sejam interrompidas ao longo de sua execução;
• Formatação de uma governança no Conselho de Infraestrutura e Planejamento da América do Sul, subordinado à Unasul e que nele haja participação do setor privado, com representatividade dos 12 países. 
Presenças - Também participaram da reunião ordinária da Comissão do Mercosul nesta manhã os deputados José Sperotto (PTB), Miki Breier (PSB), Alexandre Postal (PMDB), Marisa Formolo (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB).


Fonte: Portal da Agência de Notícias da AL/RS - Luiz Osellame - MTE 9500 - 26/03/2014 – Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br