Sartori e Aldo Rebelo discutem investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o Estado

07/08/2015

O governador José Ivo Sartori recebeu o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, nesta quinta-feira (6), para discutir investimentos e projetos do setor para o Rio Grande do Sul. Após a reunião, Sartori e o ministro participaram do lançamento da 30ª Mostratec de Ciência e Tecnologia, a mais antiga e consolidada feira destinada a jovens cientistas do Brasil. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, de secretários, deputados, autoridades federais, estaduais e municipais. 

Nesta 30ª edição, 540 projetos serão apresentados, reunindo representantes de todos os estados brasileiros e de 20 países. A feira ocorre de 27 a 30 de outubro, no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo. "Esta mostra é uma forma de identificar talentos e promover soluções criativas", disse Sartori para uma plateia formada por jovens estudantes. 

Aldo Rebelo manifestou apoio ao segmento no Rio Grande do Sul e reforçou a posição do Estado como indutor das políticas federais para o setor. "Somos parceiros e confirmamos o andamento dos projetos firmados com recursos do governo federal", garantiu. 

Na avaliação do ministro, o governo brasileiro já entendeu a importância da ciência para o desenvolvimento do país e a importância de cada estado nesse contexto. Um exemplo, segundo Rebelo, é a recente inclusão de obras estratégicas da pasta no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele ponderou, entretanto, que "não há como inovar sem a iniciativa privada". O ministro disse ainda que a ideia de que universidade pública é uma redoma de ciência pura que não deve ser contaminada pelo mercado está mudando. "E o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ajudar nesse processo", concluiu. 

Na visita ao Estado, Aldo Rebelo participa da comemoração dos 95 anos do Instituto Histórico e Geográfico Rio-Grandense, com a palestra "A importância nacional da história do Rio Grande do Sul", nesta quinta-feira (6) à noite, em Porto Alegre. 

Na Capital, ele também visitou o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e participa, nesta sexta-feira (7), da cerimônia de abertura do seminário que discutirá os planos, programas e projetos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Sul. A agenda se encerra com uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS e ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. 

Mostratec 

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia promovida anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico. 

A Mostratec conta, neste ano, com a participação de 400 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. 


Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini 
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 
Edição: Rui Felten/CCom

                

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br