Direitos Humanos contará com apoio do CODESUL

22/07/2015

O Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - CODESUL- Vicente Bogo, acompanhado do Secretário do Escritório Rio Grande do Sul, Jorge Grecellé, apresentou hoje (21) ao Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, e equipe, o trabalho que está sendo executado pela instituição. Vicente Bogo informou sobre o funcionamento do CODESUL e os encaminhadas que podem ser feitos para a elaboração de resoluções a serem submetidas aos governadores dos 3 estados do sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e do Mato Grosso do Sul. A próxima reunião dos governadores ocorre em setembro, por ocasião da Expointer 2015.

O Secretário Faccioli disse que a Secretaria irá avaliar o encaminhamento de proposições de interesse dos 4 estados na área de direitos humanos. Entre as ações a serem examinadas o Secretário destacou medidas envolvendo comunidades indígenas, imigrantes e políticas para as mulheres. Faccioli ressaltou a falta de um marco regulatório de imigração, medida que pode ser elaborado a partir dos estados do sul.

O Secretário executivo do CODESUL, Vicente Bogo, alertou para a força política do Conselho que, além das proposições governamentais, promove o encaminhamentos de assuntos de interesse dos 4 estados às bancadas federais.

O CODESUL tem como meta encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, constituindo-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. O Governador José Ivo Sartori é o atual presidente do CONDESUL.

Acompanharam o Secretário Cesar Faccioli na recepção aos dirigentes do Conselho a diretora de Direitos Humanos da Secretaria, Cíntia Bonder; a diretora de Políticas para as Mulheres, Salma Farias Valencio; o Coordenador de Igualdade Étnica e Racial, Sérgio Nunes; e a assessora do Departamento de Políticas para as Mulheres, Maria Izabel Kremer. 

Assessoria de Imprensa – Texto e fotos

Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos

(051) 3288.7399 / 9351 / 7395

 

Todos os direitos reservados à CODESUL.

Santa Catarina

http://www.sc.gov.br

Paraná- Foto: Joel Rocha

http://www.pr.gov.br

Mato Grosso do Sul- Foto: Chico Ribeiro

http://www.ms.gov.br

Rio Grande do Sul- Foto: Arquivo RS

http://www.rs.gov.br